sábado, 23 de junho de 2012

Recomendações e Curiosidade


http://www.youtube.com/watch?v=cUeFHzOGwt8&feature=related

http://educador.brasilescola.com/estrategias-ensino/transpiracao-vegetal.htm

http://biologiaquepariu.blogspot.com.br/2012/02/transpiracao-vegetal-resumo.html
                      Transpiração das Plantas



     A transpiração é fundamental para a vida do vegetal, mas deve ocorrer de modo que não prejudique a sua sobrevivência, pois o excesso de perda da água na forma de vapor pela transpiração pode levar a sua morte.
  Os vegetais apresentam várias adaptações para evitar a transpiração excessiva, e a sua estrutura também esta ligada diretamente com esse fenômeno, de acordo com a diversidade climática.
      A transpiração da planta que é a perda de água na forma de vapor através das folhas é controlada pela estrutura denominada estômato. Este quando aberto também permite a saída e entrada de oxigênio e ou gás carbônico, quando essa estrutura esta fechada não há trocas gasosas nem transpiração.
Através da abertura e fechamento dos estômatos o vegetal controla a taxa de transpiração, respondendo a fatores como a disponibilidade de água (abertura e fechamento), luz (fotossíntese), temperatura e umidade relativa do ar.

 O Papel Biológico da Transpiração


          Numa primeira análise, a perda de água na forma de vapor parece ser algo extremamente prejudicial aos vegetais. A perda excessiva de água pode levar ao ressecamento, à desidratação e à morte do vegetal.
     
      Podemos dizer que a transpiração é um mal necessário, para que atividades fisiológicas vitais possam ocorrer no vegetal.
      A transpiração evita o aquecimento exagerado, principalmente das folhas do vegetal, através da eliminação do excesso de calor na forma de vapor através dos estômatos.
      Um outro aspecto importante é a própria ascensão de seiva bruta ou inorgânica (água e sais), desde as raízes até as folhas, que é mantida graças à transpiração contínua através das folhas.
      Com a transpiração é mantida uma coluna de água e sais minerais dentro do corpo do vegetal, das raízes até as folhas, funcionando como uma bomba propulsora de água e sais minerais de baixo para cima.